quarta-feira, 9 de setembro de 2009

AQUA HOSPITAL

ASPECTOS IMPORTANTES QUE DEVEMOS OBSERVAR QUANDO DA
MONTAGEM DE UM AQUA HOSPITAL

Em construção......


O que um aqua hospital NÃO deve conter??
Substrato (de toda natureza), plantas, decorações, carvão ativado e resinas removedoras.


Quais são os itens mínimos obrigatórios?
a) boa aeração, uma pedra porosa pelo menos (que deve ficar funcionando ininterruptamente 24 horas ao dia) ou se puder, um filtro externo, somente para uso no aqua hospital. Este não deve conter carvão ativado em seu interior. A água não deve ter muita movimentação, normalmente ocasiona muito estresse nos peixes que já estão debilitados.

b) termostato (permite maior controle, ajuda na manutenção da temperatura sempre constante, o que é muito recomendado quando se efetuar algum tipo de tratamento).
Outra opção: um termômetro e um aquecedor (que deve ser compatível com o volume do aqua, nesse caso muita vigília também pra que a temperatura fique nas condições desejáveis).

c) água condicionada com um bom produto e nova (deve-se evitar utilizar a do aqua principal, para que não sejam carreados toxinas e outros produtos do metabolismo dos peixes para o aqua hospital). Esta deve estar adequada tanto para o pH como para a temperatura da espécime a ser tratada.


Para deixar o ambiente um pouco menos monótono podemos adicionar tubos plásticos do tipo de PVC com o intuito de minorizar o estresse dos peixes, fornecendo-lhes abrigo e esconderijos.
Alguns medicamentos perdem a sensibilidade com a luz. Iluminação só nos últimos estágios, quando se perceber que o peixe está praticamente curado. Aí é interessante você já ir habituando seu peixe antes, a rotina do aqua principal.

O volume pode ser pequeno, entre 20 e 40 litros (são volumes adequados à maioria das espécies pequenas e médias) é o suficiente e bastante prático, pois facilita as trocas de água, bem como exige menores quantidades de medicamento (esse é um debelai importante porque alguns são relativamente caros).

A água deve ser trocada diariamente em 50% do volume total e a reposição do medicamento deve ser proporcional. Trocando a água todos os dias você evita o acúmulo dos produtos nitrogenados (amônia, nitrito e nitrato), visto que neste aqua não existem bactérias benéficas para realizarem a decomposição desses produtos oriundos do metabolismo dos peixes.

Por fim, um item muito importante que deve ser bem avaliado pelo aquarista: o uso de vitaminas solúveis durante o tratamento. É um investimento que vale a pena, porque ajuda o peixe a recuperar-se mais rápido na grande maioria das patologias apresentadas pelos peixes de água doce. Fornece uma fonte de nutrientes que supre em parte uma alimentação que pode estar deficiente e não nos demos conta ou mesmo estando adequada, pode tornar-se deficiente nos tratamentos prolongados.

No mais, procure resistir a observar um aqua vazio em sua casa...lembre-se que o melhor de se ter um aqua hospital é mesmo nunca precisar usá-lo, porém se isso não for possível, que ele esteja sempre disponível para uso Wink

Em construção....

Sem comentários:

Enviar um comentário